Parentalidade consciente é a abordagem em que os pais/cuidadores tentam estar de mente aberta e presentes nas necessidades e ações dos filhos.
A melhor maneira de ensinar a criança a ser consciente é incorporar a prática na sua vida, tendo por base três áreas fundamentais: conexão, criatividade e comunicação.
Os pais que sabem lidar com as suas emoções são a chave para o bom desenvolvimento da criança: parentalidade consciente não significa ser um “pai perfeito”. Não é fácil e requer prática, mas como muitos aspectos da paternidade, alguns dias são bons e alguns são piores e você pode sempre tentar novamente. Você pode-se esquecer de estar atento, mas no segundo em que perceber que está distraído, é uma oportunidade de fazer uma escolha diferente - a escolha de estar presente.
A Parentalidade Consciente envolve uma série de competências:
- Ouvir: Isto significa ouvir realmente e observar com atenção plena. Esta habilidade requer uma elevada paciência e prática. Ouvir estende-se ao ambiente, e não só aos outros, assimilar tudo o que o rodeia a si e ao seu filho (sons, cheiros).
- Aceitação sem julgamentos: envolver-se numa situação sem julgamento pelos seus sentimentos ou pelos do seu filho. O que é simplesmente é. O não julgamento envolve deixar as expectativas não realistas para o seu filho.
- Consciência das emoções: A consciencialização das interações entre pais e filhos estende-se do pai para a criança e vice-versa. Modelar a consciência emocional é a chave para ensinar ao seu filho a fazer o mesmo. Há sempre emoções que afetam as situações.
- Auto-regulação: Isto significa não deixar que suas emoções desencadeiam reações imediatas, como gritos ou outros comportamentos automáticos. Em resumo: É pensar antes de agir para evitar exagerar.
- Compaixão: Mais uma vez, você pode não concordar com as ações ou pensamentos de seu filho, mas a paternidade consciente encoraja os pais a ter compaixão. Isto envolve ser empático e compreensivo com a posição da criança no momento.
E quais são os benefícios potenciais de uma Parentalidade Consciente?
Melhora a comunicação entre pais e filhos
Reduz os sintomas de hiperactividade
Melhora a satisfação dos pais
Diminui a agressão
Diminui os sentimentos de depressão
Diminui o stress e ansiedade
Promove um maior envolvimento dos pais em geral.
Comments