A situação no mundo devido ao COVID-19 está a tomar proporções que nos deixam com medo, pânico e apreensão relativamente à nossa saúde e bem-estar.
Vivemos, hoje, todos juntos, o mesmo dilema... a apreensão, o medo e a incerteza quanto ao futuro. Não um futuro a longo prazo, mas o futuro de amanhã! Será que vamos conseguir sobreviver a esta pandemia? - esta é a pergunta que todos fazemos por nós, pelos que mais amamos e, claro, por toda a humanidade.
A atual pandemia determina uma profunda alteração nas nossas vidas e as consequências para a saúde mental são óbvias. É fundamental cuidarmos da nossa saúde mental.
Quando é que eu devo procurar ajuda especializada?
Sente-se mais triste que o habitual? Essa tristeza é mais persistente e prejudica o seu funcionamento normal?
Sente-se mais ansioso e não consegue controlar os seus níveis de ansiedade?
Passa a maior parte do tempo preocupado com o que pode acontecer?
Passa a maior parte do seu tempo preso a pensamentos negativos e intrusivos?
Tem sentido menos prazer em atividades que antigamente lhe davam gosto?
Tem dificuldades em adormecer ou dorme mal?
O seu apetite tem vindo a diminuir?
Sente que perdeu o controlo da sua vida e não consegue dominar o seu medo?
Sente uma angústia excessiva e constante?
Sente dificuldades em se relacionar com a sua família?
Sente-se mais irritado do que o normal?
O que é que nós podemos fazer para amenizar estes sintomas que afetam o nosso funcionamento normal? Como podemos cuidar da nossa saúde mental perante este tempo de incerteza?
Se sentir que está a perder o controlo sobre as suas emoções e comportamentos, convém procurar a ajuda profissional especializada o mais cedo possível.
Os psicólogos ajudam as pessoas a compreender sentimentos/comportamentos e a encontrar estratégias para lidar com os seus problemas para aumentar o seu bem-estar.
Com as restrições impostas aos cidadãos estamos neste momento à distância de um clique!
A Psy-Noord Psychotherapie e a Mental Health Clinic Isabel Henriques continuam a fazer o seu trabalho na totalidade, mas a partir de casa.
As consultas são feitas online, assim como todo o processo inerente, desde a primeira vez que nos procura, até ao pedido da carta de encaminhamento do médico de família (huisarts). Deve solicitar a carta de encaminhamento via e-mail ou telefone ao seu médico.
Se tiver alguma dificuldade ou dúvida, entre em contacto connosco para os números:
+31 614478140
+31 618321070
Comments