Dezembro chega e com ele as festas de Natal. Em muitas culturas, dezembro e janeiro representam festividades, renascimento e novas oportunidades. Por isso, muitas famílias tradicionalmente se reúnem, trocam presentes e fazem refeições juntas comemorando principalmente o Natal. Para muitos imigrantes estas lembranças familiares trazem alento, mas ao mesmo tempo estar morando em outro país, muitas vezes sozinho, torna o Natal um período difícil.
Passar o natal longe de casa é uma experiência única. O clima natalino é contagiante, mas quando estamos longe da família e dos amigos é difícil superar esse momento. Você se sente sozinho e sente uma tristeza ao lembrar da família reunida, dos amigos próximos, dos momentos que fazem do natal a época do ano mais esperada por muitos. Meu primeiro Natal longe da família foi em 2018 quando mudei-me para Holanda. Embora não estivesse sozinha (com marido e filho), não haviam os pais, sogros, irmãos, sobrinhos. Sem amigos e sem parentes. Embora o clima Natalino seja contagiante com as decorações e as comidas tradicionais desta época, percebi também que as datas festivas aqui eram diferentes do meu país. O Natal foi diferente. É preciso encarar esse momento com a mente aberta, sendo flexível para entender e respeitar essa nova experiência.Vivendo e aprendendo.
Para quem vai passar o Natal sozinho em outro país, sugiro pensar no significado desta época para você: o que significa, como você pode comemorar, qual clima quer trazer para a sua vida neste momento ? São reflexões importantes para criar o Natal de acordo com você e essa nova realidade. Não ficar preso ao que foi vivido ou idealizado. Seguem algumas sugestões de como passar o natal sozinho e não sentir-se só:
1) Faça uma boa ação: Voluntariado é bem comum nessa época, e ajudar os outros é uma forma de mudar o foco e fazer o natal de outras pessoas mais feliz. Mesmo que não seja possível estar presente como voluntário, você pode escrever cartas, mandar mensagens on-line. Transformando o seu Natal em uma felicidade para os outros.
2) Não sabe cozinhar? Essa é a oportunidade para começar a exercitar os seus dotes culinários. Quando moramos longe de casa, aprender a cozinhar é fundamental para uma vida saudável. Se você está com saudade do seu prato preferido, use esse tempo livre para treinar. Busque a receita de família, pratique, torne sua ceia de Natal um aprendizado novo.
3) Procure alternativas para superar esse momento. Pode ser um bom momento para riscar itens da sua lista que estão lá esperando por tanto tempo. Já pensou nas suas resoluções para o ano novo? Faça uma lista e defina objetivos. Pensar no futuro é sempre uma boa alternativa para afastar a tristeza e encher a mente de esperança.
4) Nem melhor, nem pior – apenas diferente. Viver o momento ao invés de fazer comparações é o primeiro passo para passar um bom natal longe de casa. Passar datas comemorativas sozinho pode ser difícil, mas é possível construir alternativas, novas tradições, um momento só seu de comemorar o Natal de acordo com o que ele pode representar pra você.
Um Feliz Natal e aproveite sua ótima companhia.
Comments