Os cuidados com a saúde das crianças são uma das preocupações de pais e cuidadores quando mudam para outro país. Cada país tem sua própria estrutura de saúde e muitas vezes precisamos aprender novamente como proceder em cada situação. Buscamos nesse artigo trazer orientações básicas onde encontrar os serviços de atenção à saúde infantil.
Na Holanda há uma separação entre os cuidados quando se está doente e cuidados para acompanhar o desenvolvimento e bem estar da criança . Quando uma criança adoece o Médico de Família é a primeira etapa para os cuidados. Já quem acompanha o desenvolvimento da criança, verifica seu bem estar, se ela está crescendo bem e dentro do esperado para sua idade, quem faz esse acompanhamento são os enfermeiros especializados e médicos pediatricos do GGD ( Gemeentelijke Gezondheidsdiensten). De forma geral, os pais conhecem o GGD como o local que aplica as vacinas e acompanha o peso das crianças, mas essa instituição faz mais que isso.
Podemos traduzir o GGD como Centro de Saúde Infanto-Juvenil, lá trabalham profissionais de saúde especializados em infância e adolescência (como médicos pediatras, enfermeiros pediatras, psicólogos infantis) que atendem crianças de 0 a 18 anos e orienta pais sobre o desenvolvimento e cuidados com seus filhos. Cada cidade tem um GGD e o atendimento às crianças é dividido por idade, da seguinte forma: 0 - 2 anos de idade; grupo dos 2 - 4 anos; grupo dos 4 -12 anos e dos 12 - 18 anos. Para cada idade há equipes especializadas naquela etapa do desenvolvimento infantil. Para todos os grupos de idade, os profissionais dos GGD contam com a parceria dos pais e cuidadores. Essa parceria constrói-se nas consultas de acompanhamento, mas também na participação dos pais nas diversas consultorias e cursos que o GGD oferece.
Quando uma criança nasce na Holanda, a família recebe a visita de profissionais da saúde infantil: enfermeiro e médico pediatra. Essa equipe providenciará todos os exames para o recém nascido e as vacinas necessárias. Nesse momento também um enfermeiro(a) pediatra é designado para acompanhar a família. Esse profissional será a referência para os atendimentos com a equipe GGD. Para crianças até 12 anos o GGD oferece os seguintes serviços: vacinação; pesagem; exames de visão; testes de audição; avaliam o desenvolvimento motor; acompanhamento do desenvolvimento físico e mental. Os profissionais também acompanham o desenvolvimento na escola, tanto em relação ao aprendizado quanto em relação à socialização. Sempre que a família estiver com preocupações sobre o bem estar de seus filhos, ela pode entrar em contato com o GGD e agendar uma consulta.
Além de atender as crianças, o GGD tem vários serviços de orientação e suporte para mães e pais. Os enfermeiros pediatras estão preparados para escutar os pais e fornecer novos insights, conselhos e informações para melhor cuidar de seus filhos e resolver os problemas diários. Em geral, os GGD dão consultorias sobre amamentação, sono do bebê/criança, alimentação, desfralde e treino do uso do banheiro, como lidar com choro e “birras”. Toda cidade tem programas específicos como grupos de apoio entre mães, cursos de orientação para os pais, suporte psicológico para pais que viveram situações traumáticas, entre outros.
O GGD também tem profissionais pediatras especializados em adolescência, tanto para os adolescentes (12 aos 18 anos) quanto para seus pais e cuidadores. Também há a plataforma digital jouwggd.nl com informações sobre saúde; mudanças no corpo; relacionamentos; sexo; sentimentos; prevenção ao consumo de alcool, tabaco e outras drogas; midias digitais e cyberbulling. Na plataforma, o adolescente ter acesso a informações seguram como também pode conversar anonimamente com um pediatra ou enfermeira juvenil através do chat. Segundo dados do GGD, mais de 1 milhão de jovens acessam o site jouwggd.nl todos os anos, buscando informações e orientações. As orientações são simples e acessíveis tanto para adolescentes quanto para seus pais.
A maioria dos serviços de orientação e saúde para os adolescentes acontecem na escola, assim como dois exames preventivos feitos no secundário. Mesmo assim, tanto os pais quanto os adolescentes podem buscar os serviços de saúde e orientação no GGD de sua cidade e agendar uma consulta.
Comments