A ansiedade com a saúde pode ser apropriada e adaptativa, isto porque a ausência de ansiedade perante um problema de saúde pode ser muito prejudicial para o sujeito, não o mobilizando para a procura de soluções para o problema.
Tal como outras formas de ansiedade, a ansiedade com a saúde é normativa, universal e funcional. Contudo, quando se torna excessiva e não adequada à situação, torna-se disfuncional e causadora de sofrimento.
Nalgumas pessoas, essa ansiedade atinge o seu extremo, tornando-se numa condição crónica e debilitante - e poderá preencher todos os critérios de diagnóstico para a Hipocondria.
A ansiedade com a saúde disfuncional (Hipocondria) refere-se a crenças e medos relacionados com a saúde que surgem da interpretação errónea de sinais e sintomas corporais como indicadores de uma doença grave.
Diversos fatores estão associados a esta condição psicológica:
preocupação em ter ou contrair uma doença grave
ausência de sintomas somáticos ou presentes em intensidade moderada
elevado alarme com o estado de saúde pessoal
comportamentos excessivos relacionados com a saúde, por exemplo, verificações repetidas de sinais de doença no seu corpo
Para diferentes pessoas, os comportamentos excessivos com a saúde podem-se manifestar através de uma procura constante de cuidados médicos ou pelo evitamento total de consultas, hospitais e centros de saúde.
Para quem procura tranquilização por parte dos cuidados médicos, as preocupações são pouco ou nada aliviadas por exames repetidos, testes diagnósticos ou reasseguramento de que está tudo bem por parte de um médico. A doença torna-se um elemento central na identidade e na autoimagem do indivíduo, um tema frequente em conversas sociais e uma resposta a eventos de vida stressantes.
A ideia-chave é que a Hipocondria resulta e é mantida pela interpretação errónea de sinais e sensações corporais e influenciada por crenças disfuncionais acerca da saúde. Incidentes críticos que a poderão espoletar poderão ser: um sintoma físico inesperado, reparar em sinais corporais não notados previamente, a morte de alguém próximo ou conhecido, exposição a informação relacionada com uma doença, etc.
Se se identificar com algumas características descritas em cima, talvez seja a hora de recorrer a ajuda psicológica para o ajudar a lidar com a ansiedade.
Entre em contacto com a Mental Health Clinic Isabel Henriques para o tentarmos ajudar da melhor forma possível :)
Comentarios